Nesta quarta-feira (31), centenas de manifestantes tomaram novamente a avenida Frei Serafim pelo terceiro dia consecutivo em protesto contra o reajuste da passagem dos ônibus coletivos de Teresina autorizado pelo prefeito Elmano Férrer na última sexta-feira. Vários integrantes do protesto estão utilizando as redes sociais para divulgar as ações do manifesto, como o usuário do Twitpic Leôndidas Freire Júnior que flagrou um ato inusitado de jovens que resolveram “praticar ioga” em pleno asfalto da avenida.
Como aconteceu ontem, os cruzamentos da Frei Serafim foram fechados, o que impede a circulação de veículos para o centro da cidade através da via. Os manifestantes conseguiram bloquer a ponte Juscelino Kubitschek por alguns minutos e agora fecham o cruzamento na altura da avenida Miguel Rosa.
Os manifestantes garantem que vão ocupar a Frei Serafim pelo menos até o horário de pico da via. Muitos carros, que saiam do centro em sentido a zona Leste, estão dando a volta, mesmo que pela contra mão para evitar os manifestantes.
“Conseguimos uma adesão muito forte dos alunos. Apesar de muitas escolas não estarem de acordo com o movimento nos conquistamos a adesão dos estudantes que estão aderindo em massa ao movimento”, disse o presidente da União Municipal de Estudantes, Antônio Fagner.
De acordo com o comandante da Cavalaria da PM, Janson Lima, os agentes estão no local apenas para conter qualquer excesso que venha a acontecer. Policiais do 1º Batalhão do Polícia Militar também estão no local.
“Até agora não houve necessidade da cavalaria agir. Os agentes estão só com gás e spray de pimenta. Não estamos com armas nem balas de borrachas”, informou o Janson Lima.