31 agosto, 2011

Passagem de onibus sobe em Teresina-PI


Nesta quarta-feira (31), centenas de manifestantes tomaram novamente a avenida Frei Serafim pelo terceiro dia consecutivo em protesto contra o reajuste da passagem dos ônibus coletivos de Teresina autorizado pelo prefeito Elmano Férrer na última sexta-feira. Vários integrantes do protesto estão utilizando as redes sociais para divulgar as ações do manifesto, como o usuário do Twitpic Leôndidas Freire Júnior que flagrou um ato inusitado de jovens que resolveram “praticar ioga” em pleno asfalto da avenida.
Como aconteceu ontem, os cruzamentos da Frei Serafim foram fechados, o que impede a circulação de veículos para o centro da cidade através da via. Os manifestantes conseguiram bloquer a ponte Juscelino Kubitschek por alguns minutos e agora fecham o cruzamento na altura da avenida Miguel Rosa. 

Os manifestantes garantem que vão ocupar a Frei Serafim pelo menos até o horário de pico da via. Muitos carros, que saiam do centro em sentido a zona Leste, estão dando a volta, mesmo que pela contra mão para evitar os manifestantes.
“Conseguimos uma adesão muito forte dos alunos. Apesar de muitas escolas não estarem de acordo com o movimento nos conquistamos a adesão dos estudantes que estão aderindo em massa ao movimento”, disse o presidente da União Municipal de Estudantes, Antônio Fagner.
De acordo com o comandante da Cavalaria da PM, Janson Lima, os agentes estão no local apenas para conter qualquer excesso que venha a acontecer. Policiais do 1º Batalhão do Polícia Militar também estão no local.
“Até agora não houve necessidade da cavalaria agir. Os agentes estão só com gás e spray de pimenta. Não estamos com armas nem balas de borrachas”, informou o Janson Lima.


04 julho, 2011

Brasil dá vexame!


Não foi só a Argentina que sofreu na estreia na Copa América. Neste domingo, o Brasil ficou no 0 a 0 com a Venezuela, em La Plata, e também começou a competição com uma grande frustração. A exibição ficou longe expectativa criada em cima da Seleção, que contou com a dupla Ganso-Neymar. O ataque não funcionou, principalmente, na segunda etapa, e o time teve que ouvir as vaias de reprovação. Com o resultado, as equipes somam um ponto no Grupo B, que ainda tem Paraguai e Equador. No próximo sábado, às 16h (de Brasília), em Córdoba, a Seleção Brasileira enfrenta o Paraguai na segunda rodada da fase de grupos. Confira a galeria de fotos da partida Brasil domina, mas peca na hora de finalizar Assim como havia sido pedido por Mano Menezes, o Brasil iniciou a partida com a marcação bastante avançada para tentar sufocar a saída de bola venezuelana. A estratégia serviu para garantir à Seleção Brasileira grande superioridade na posse de bola. A equipe chegava ao ataque, mas faltava acertar o último passe. Robinho, Neymar, Ganso e Pato tentavam entrar na área na base da tabela, mas a defesa adversária estava bem postada.
Em uma boa decida pela direta com Daniel Alves, o Brasil criou sua primeira grande oportunidade. O lateral cruzou na medida para Pato, que dominou e mandou uma bomba no travessão. Depois do lance, um cachorro entrou no gramado e o jogo precisou ser paralisado até que ele saísse. O time, no entanto, não esfriou. Mas a pontaria não estava calibrada. Robinho também teve uma ótima chance e não conseguiu balançar a rede. Ele recebeu de Neymar e tocou na saída do goleiro, mas, antes que a bola entrasse, o zagueiro Vizcarrondo se atirou no chão e cortou com o ombro. Antes do fim da primeira etapa o Brasil ainda teve mais uma oportunidade, desta vez em jogada da dupla santista Ganso-Neymar. O camisa 10 fez ótimo lançamento e deixou o companheiro na cara do gol, mas a bola saiu à esquerda do gol de Vega. Com a postura mais defensiva, a Venezuela pouco ameaçou no ataque, e Julio Cesar foi quase um espectador. Na saída do campo para o vestiário, o técnico da Venezuela, César Farias, tentou intimidar Neymar. Os jogadores e comissão técnica do Brasil, entre eles Mano Menezes, foram defender o atacante e criou-se uma grande confusão. Mano tenta fazer mexidas na frente, mas ataque segue inoperante.
No retorno para o segundo tempo, o Brasil manteve a tática pressionar a saída de bola venezuelana, mas também seguiu com os erros na hora de entrar na área adversária para tentar a finalização. Por causa dessa dificuldade, o técnico Mano Menezes fez uma alteração. Colocou Fred, um atacante mais fixo na frente, e tirou Robinho, que deixou o campo vaiado. Como o panorama não mudava e a Venezuela começava a chegar com mais frequência, Mano lançou também o jovem Lucas, do São Paulo, que já era pedido pela torcida no Ciudad de La Plata, e Elano. Os escolhidos para sair foram Alexandre Pato e Ramires. Até os 35 minutos, o Brasil só havia chutado em gol apenas uma vez, enquanto o adversário finalizou em duas oportunidades. Neste cenário de inoperância de ambos os lados, a partida foi se arrastando até o apito final do árbitro. Os jogadores tiveram que ir para o vestiário sob o som das vaias.


16 junho, 2011

Jogo na Cadeia!




O ex-jogador de futebol Edmundo, que foi localizado pela polícia em um flat no Itaim Bibi, região nobre de São Paulo, durante a madrugada desta quinta-feira (16), passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal. Às 6h50, ele estava na Delegacia Seccional de Pinheiros, na Zona Oeste da capital, onde aguardava transferência para o Rio de Janeiro.
Durante a abordagem, ocorrida por volta das 2h, o ex-jogador tentou ligar para seu advogado, mas não conseguiu. Segundo o delegado Eduardo Castanheira, responsável pela detenção, o ex-jogador não esboçou reação ao ser abordado por policiais civis.
Edmundo era considerado foragido da Justiça. A Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) expediu mandado de prisão contra Edmundo na noite desta terça (14).
O ex-jogador foi condenado em 1999 a quatro anos e seis meses de prisão por homicídio culposo, após o juiz rejeitar a alegação da defesa de prescrição do processo em que Edmundo responde por acidente de carro, em 1995.
“Recebemos denúncia anônima dando conta que ele estava em um flat na Rua Amauri. O recepcionista nos levou ao seu apartamento. Ele não esboçou nenhuma ação. Solicitei que ele tomasse banho e se arrumasse”, disse Castanheira.
A polícia do Rio informou que vai buscar ainda nesta quinta-feira o ex-jogador. O delegado titular da Polinter do Rio, Rafael Willis, disse que está se informando a respeito dos trâmites legais para a transferência. O delegado verifica, por exemplo, se Edmundo será trazido em um carro da Polícia Civil.
Rio
Doze agentes da Polinter percorreram quatro endereços diferentes registrados em nome do ex-jogador no Rio, mas ele não foi localizado na quarta-feira. O delegado titular da Polinter, Rafael Willis, chegou a dizer que as buscas tinham sido interrompidas temporariamente.
Em um dos endereços onde a polícia foi, estava a mulher de Edmundo que informou aos policiais que ele esteve no local pela manhã e saiu sem dizer para onde ia.
Segundo o TJ-RJ, a defesa do ex-jogador ainda pode recorrer da decisão. O advogado Arthur Lavigne informou na terça que ia entrar com pedido de habeas corpus. No entanto, nesta quarta, ele não foi encontrado para confirmar se já deu entrada no documento.

09 junho, 2011

Dilma lamenta saída de Palocci emocionada


Com a voz embargada, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira que está triste com a saída de Antonio Palocci da Casa Civil. Referindo-se ao ex-ministro como "parceiro de lutas" Dilma mandou um recado para a oposição afirmando que seu governo "jamais ficará paralisado diante de embates políticos".
A presidente não fez nenhuma referência à crise envolvendo Palocci. Dilma destacou que a Casa Civil que será comandada por Gleisi Hoffmann terá um perfil técnico.
A presidente lembrou a relação pessoal que construiu com Palocci a partir de sua campanha no ano passado. "Eu estaria mentido se dissesse que não estou triste. Tenho muitos motivos para lamentar a saída de Palocci. Motivos de ordem política, pelo papel que desempenhou na minha campanha, administrativa pelo papel que tinha e teria no meu governo. Motivo de ordem pessoal pela amizade que construímos."
Dilma disse ainda que a capacidade política de Palocci ajudou seu governo e a ela.
A presidente mandou uma resposta para a oposição que cobrou a saída de Palocci e mobilizou até aliados para instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a evolução patrimonial de Palocci. "Jamais ficaremos paralisados diante de embates políticos. Sabemos travar e ao mesmo tempo governar. Temos programas a executar e vamos com rigor e dedicação. O meu governo tem metas e vai alcançá-las".
Ao comentar a escolha de sua nova ministra Gleisi Hoffmann, Dilma disse que "ficou satisfeita com a solução" e pediu empenho dela na agenda do governo.
"Nossos compromissos são ousados, temos que controlar a inflação, garantir rigidez fiscal, criar mais empregos, investir pesadamente educação. Assegurar que um país rico é um pais sem miséria. Nesse inicio de governo já lançamos programas fundamentais".

08 junho, 2011

GRUPO MOSAY DE TEATRO APRESENTA: "APARECEU A MARGARIDA".

GRUPO MOSAY DE TEATRO APRESENTA: "APARECEU A MARGARIDA".

TRAGICOMÉDIA DE ROBERTO ATAYDE SOB DIREÇÃO DE AVELAR AMORIM
Elenco: ADRIANA CAMPELO, EDITE ROSA E VITORINO RODRIGUES
LOCAL: CINE TEATRO DA UFPI
......DIAS: 10 e 11 DE JUNHO DE 2011 HORÁRIO: 20HS
PRODUÇÃO: AVELAR AMORIM E SILMARA SILVA
INGRESSOS: 6.00 (inteira) 3.00 (meia)
CONTATOS: 9469-1702/ 8873-0511/ 9994-5283
DURAÇÃO: 60 min

29 março, 2011


Ficha limpa em 2012
O que vemos agora é uma reviravolta completa em vários Estados brasileiros, onde políticos ganharam a eleição e não o mandato por impedimento da ficha limpa com validade para o pleito realizado em 2010.
Fala-se muito na judicialização do processo político-eleitoral brasileiro, e essa nova medida do Supremo, indeferindo os efeitos da ficha limpa para a eleição de 2010, parece remeter o analista à conclusão de que no Brasil ainda não temos legislação pertinente consolidada para assegurar resultados de eleições.
Essa decisão adotada na quarta-feira, dia 23 de março de 2011, empurra os efeitos da legislação contida na ficha limpa para a eleição de 2012. Não deixa de ser um avanço, considerando que eleições no país são feitas para manutenção do capitalismo. São eleitos para mandatos eletivos proporcionais e majoritários aqueles que mais gastam dinheiro na campanha ou adquirindo apoio mediante operações secretas ou aplicando métodos obscuros para conquista do poder.
Aqueles que tiveram seus registros negados pela Justiça Eleitoral no ano passado poderão ser empossados. A decisão da quarta-feira valerá para todos os demais recursos que discutem a aplicabilidade da nova lei.
Com a decisão da quarta-feira, haverá mudanças no Senado e na Câmara, mas não deverá afetar a majoritária base aliada do governo Dilma. Deverão ser empossados como senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Jader Barbalho (PMDB-PA), Paulo Rocha (PT-PA) e João Capiberibe (PSB-AP). Já na Câmara, Janete Capiberibe (PSB-AP) deverá assumir uma cadeira como deputada federal.
Fux, indicado pela presidente Dilma Rousseff neste ano como o 11º ministro da Corte, foi empossado neste mês e só nesta quarta-feira declarou sua posição em relação à nova lei. Com a posição contrária do magistrado e a manutenção do voto pelos demais ministros, as restrições propostas pela nova lei não poderão ser aplicadas contra os candidatos que concorreram nas eleições gerais de 2010.
Em seu voto, Fux seguiu parecer do relator do caso, ministro Gilmar Mendes, ao entender que a nova lei "colide frontalmente" com o artigo 16 da Constituição Federal, que prevê o princípio da anterioridade, em que uma lei eleitoral não pode entrar em vigor no mesmo ano de sua aprovação. A lei foi aprovada no mesmo ano da eleição.
"A Lei da Ficha Limpa fixou novas causas de inelegibilidade em 2010 que não poderiam ser aplicadas no mesmo ano da eleição", declarou Fux. "Além de ter afrontado a cláusula da anterioridade, feriu também de morte a garantia da segurança jurídica, inerente ao estado de direito. Surpresa e segurança jurídica não combinam", acrescentou.
Contudo represente o fim da polêmica sobre a matéria, a Veja registra em seu site: “A decisão do Supremo frustra a sociedade que, por meio de lei de iniciativa popular, apontou um novo caminho para a seleção de candidatos a cargos eletivos, fundado no critério da moralidade e da ética”, afirmou o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) também criticaram o adiamento.
No Piauí, com pouca expressiva densidade eleitoral, a nova lei em quase nada modifica o panorama geral. O confronto que se esperava nos tribunais ocorre apenas ainda em relação de 2008 com sequência notável de gestores municipais perdendo o mandato por causa de abuso do poder econômico.
A lei da ficha limpa avança porque vai impedir que políticos já processados pudessem se candidatar, e isso ocorrerá no momento do registro de sua candidatura. E não pela anulação dos votos recebidos como ocorreu em 2010.
De qualquer maneira, sobra a compreensão de que a Justiça Eleitoral antecipou-se aos fatos por entender que a legislação aprovada já seria aplicada na eleição de 2010. Se ocorresse tal fato seria ferida uma cláusula constitucional sobre a presunção da inocência dos acusados.
A lei impede que políticos com condenação na Justiça por decisão de um colegiado disputem eleições, assim como aqueles que renunciaram ao mandato para evitar cassação.
A discussão em torno da lei voltou ao STF com o recurso de Leonídio Bouças (PMDB-MG), que teve candidatura a deputado estadual rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devido a uma condenação por improbidade administrativa em 2002.
No ano passado, os então dez ministros do STF não chegaram a um consenso sobre a validade total da lei já na última eleição, houve empate.


22 março, 2011



Morreu no inicio da noite deste domingo,20, aos 74 anos de idade, o advogado Manoel Lopes Veloso, secretário geral e um dos fundadores do PMDB no Piauí.  Foi Procurador Geral do Estado nas gestões dos ex-governadores Alberto Silva e Mão Santa. Perseguido no regime militar, Manoel Veloso chegou a ser preso no período mais crítico da didatura.  Peemedebista histórico, Manoel Veloso sempre atuou como referência jurídica do partido. O velório ocorre na Pax União, avenida Miguel Rosa e o sepultamento será na manhã de segunda-feira,21. O advogado Manoel Veloso lutava contra uma úlcera e morreu em casa. Acima, trecho de reportagem publicada pela Revista Cenário, relatando a trajetória do PMDB, destacando a atuação do advogado Manoel Veloso.
Em 20/03/11, 21:49 

11 março, 2011

Rigores da irresponsabilidade do Carnaval


Rigores da irresponsabilidade
A incidência de acidentes nas estradas brasileiras, as ocorrências policiais, as brigas, os desvios de recursos públicos para outras finalidades, a degradação da moral e dos bons costumes revela que o carnaval é uma festa pagã com inevitáveis danos à sociedade, mesmo levando em conta os ganhos que a data promove na atração de turistas e desenvolvimento de atividades comerciais.
Entretanto, o carnaval tem servido para escancarar deficiências de muitos setores em todo o País desde a vergonhosa situação da malha rodoviária, o abuso de motoristas, a ineficácia dos órgãos de segurança no controle das estradas brasileiras.
Do Piauí ao Rio Grande do Sul o que se vê é o noticiário dos horrores, porque a mídia se encarrega de pintar um cenário de horrores em tudo pulsando a exacerbação, o exagero, o externar de emoções sem precedentes: ora é o empregado que mata a filha do patrão, ora é o marido que se mata ao se ver recusado pela ex-mulher, ora é um grupo de cidadãos embriagados que morre na estrada em plena vigência do chamado reinado de momo.
Assim, o prefeito que se esmera na elaboração de festas estrondosas, que contrata mídia inescrupulosa para multiplicar a dimensão de tais eventos, desconhece que sua missão não se resume aos quatros dias do carnaval. Mas seu envolvimento pessoal e o entusiasmo do seu séquito de bajuladores são tão envolventes que terminam levando a cidade toda ao devaneio irresponsável, que compromete toda a sociedade.
Na manhã de quarta-feira (9), o balanço da Polícia Rodoviária Federal ainda não estava concluído, mas o número de mortos já superava o do ano passado. Ao todo, 166 pessoas morreram em acidentes de sexta-feira (4) até terça, contra 143 nos seis dias de carnaval em 2010. O número de vítimas fatais já é 16% maior.
A divulgação de dados estatísticos, porquanto ineficazes para combate de suas causas, serve apenas como adorno macabro para este período em que definitivamente os horrores da irresponsabilidade extrapolam seus limites em todos os pontos do Brasil.



Texto: Chico Viana

Charge do George - Valença/PI


22 fevereiro, 2011


Novo gênero de psitaciformes

Do total de R$ 1,6 bilhão em bens declarados pelos 567 parlamentares empossados no início do mês, R$ 792 milhões estão em nome de apenas uma dezena de congressistas.  Com patrimônio declarado de R$ 240 milhões, deputado João Lyra é o mais rico entre os recém-empossados.
Segundo os jornalistas Mário Coelho, Edson Sardinha e Rudolfo Lago “a elevada concentração de renda no Brasil está explícita no novo Congresso. Metade de todo o patrimônio declarado pelos 567 congressistas empossados ontem (1º) está nas mãos de apenas dez parlamentares, ou seja, de menos de 2% dos eleitos em outubro na Câmara e no Senado. Do montante de R$ 1,6 bilhão em bens declarados pelos 513 deputados e 54 senadores, R$ 792 milhões estão em nome desse pequeno grupo de multimilionários.
Considerados ricos pelo eleitorado do Piauí, os senadores João Vicente e Ciro Nogueira são pobretões se comparados com essa turma. De certo, essa fortuna toda não é usada em beneficio do eleitor, embora este seja possuído dessa vertigem transitória que atormenta a pobreza em tempos de eleição.

10 fevereiro, 2011


Posse na AL do Maranhão
Os repórteres  Paulo Urso e Ademar Sousa, dos jornais Tribuna do Maranhão, Tribuna do Piauí e da revista CENÁRIO ( Piauí, Maranhão e Ceará), estiveram na terça-feira, 1º de fevereiro de 2011, cobrindo os trabalhos de abertura da atual legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão, quando foram empossados os 42 deputados estaduais e eleito o novo presidente da Casa, Arnaldo Melo(PMDB) para os próximos dois anos.
 A cobertura fotográfica foi um sucesso. Na foto, Paulo Urso, Ademar Sousa e Felipe Klant, do Blog Com Continuação.



04 fevereiro, 2011

Liquidação Fantástica da Lojas Maia/Magazine Luiza movimenta nordeste


Segundo informções, em Teresina-PI, já esxiste fila formada por clientes para a Mega  Liquidação.
83 cidades do Nordeste se preparam para a mais verdadeira promoção do varejo brasileiro que já tem filas em várias cidades. A promoção é válida também para Teresina e Timon.
Natal, Recife, Arapiraca, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Petrolina são algumas das cidades que já contam com filas nas portas da Lojas Maia/Magazine Luiza para a Liquidação Fantástica que acontece neste sábado, 5 de fevereiro. A expectativa é que todas as 83 cidades da região estejam com filas a partir de hoje a noite.
As 141 lojas da rede, distribuídas pelos Estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Maranhão, abrirão suas portas às 6h da manhã, oferecendo descontos que chegam a 70% em todos os seus produtos.
Serão milhares de itens em oferta, que prometem satisfazer os sonhos dos clientes dispostos a conferir a novidade. São produtos de todos os setores, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e informática, negociados diretamente com os fabricantes para atender exclusivamente aos consumidores da liquidação. Neste dia as lojas não realizam entregas, e o próprio cliente leva para casa o que comprou. Por alguns produtos serem de mostruários, em algumas lojas as ofertas podem ter quantidade limitada.

É um faz-de-conta


A eleição realizada em Campo Maior no domingo passado longe de ser considerada como símbolo da democracia passa à história como momento especial para exacerbação das paixões, descontados os episódios naturalmente localizados em datas como essa em que estão envolvidos muitos interesses dos grupos locais.
A eleição mesmo, no Brasil, não pode ser considerada como espetáculo democrático à maneira como é realizada: inversão de valores em que o capital termina prevalecendo. Ao final do pleito, teoricamente com oportunidades iguais, percebe-se que aqueles que não dispuseram de recursos para tocar a campanha não são bem-sucedidos.
A seguir, entram em campo os processos de cassação de mandatos mediante ações de impugnação patrocinadas pelo lado perdedor que, na maioria das vezes, vai alegar uso de poder econômico eleitoral na conquista de eleitores no curso da campanha relativa ao pleito.
Nesse momento o Piauí vai alinhando uma contabilidade bastante expressiva desses processos em que os eleitos perderam os mandatos e a Justiça Eleitoral tratou de marcar eleições suplementares.
Tudo ocorre numa sequência de eventos perfeitamente normais, desde a campanha até a realização do pleito e proclamação do eleito. Contudo, não se tem notícia de um só ato público dos novos eleitos que justifique sua ascensão ao poder.
Ao que parece os vitoriosos em eleições suplementares encerram seu compromisso com o povo no exato momento em que são fechados os resultados do pleito. Ocorre então a sequência de compromissos assumidos pelo novo prefeito e todos, quase sem exceção, passam longe dos interesses do povo.
Depois da eleição seguem-se as apurações de irregularidades administrativas. Os prefeitos, em renovadas ocasiões, são presos em grandes operações de nomes sugestivos. São conduzidos às delegacias policiais, elaboradas informações sobre o evento, os detidos escondem-se debaixo de toalhas, casacos e camisetas e depois são liberados. Na boa, como dizem.
A questão a discutir é a seguinte: perdeu a eleição sua eficácia na escolha do candidato ideal, honesto, comprometido com o povo ou trata-se apenas de um caro, custoso jogo de faz-de-conta? Não custa perguntar.
Basta ver a maneira como os advogados dessa gente se comportam na defesa de seus constituintes: nos seus discursos, quase sempre carregados com alta dose de emoção faturada fala-se em muita coisa sem que nenhum se disponha a destacar conduta ética e comportamento cidadão desses presos.
O discurso corre sob a retórica do improviso. Os absurdos estão exibidos nas denuncias formuladas, no material apreendido, no flagrante das contradições. Contudo, estão ali os zelosos profissionais a dourar a pílula do suspeito de prevaricação, elaborando teses de enaltecimento do caráter do prefeito corrupto contra todas as evidências das provas.
É importante acompanhar o desenvolvimento das cidades administradas pelos prefeitos recentemente presos pela Polícia Federal. Até agora, pelo que apresentou a televisão, a situação desses municípios é de causar pena.
Leve-se em conta, por exemplo, o caso de Uruçui, no Sul do Piauí, já considerada como uma das cidades brasileiras de maior crescimento de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviços) através do qual é possível quantificar o volume de recursos que entram nos cofres municipais gerados na própria cidade.
Está lá Uruçuí servindo de exemplo. Mas, o povo da cidade não tem nenhum tipo de benefício, nem recebe por conta da riqueza da terra nenhum serviço a mais. Ao contrário, a saúde não funciona porque não conta com médico e a escola das crianças localiza-se em pardieiros destinados à criação de cabras e bodes.